top of page
Buscar

A história das fortalezas e as belezas da Praia do Forte

Localizada ao norte da ilha de Florianópolis, entre a praia de Jurerê Internacional e a praia da Daniela, a Praia do Forte é provavelmente a menor e mais calma da região norte. Sua posição geográfica privilegiada, que garante uma linda paisagem dos morros de Governador Celso Ramos e Biguaçu, ainda garante um mar tranquilo, quase sem ondas, graças ao fato de que a praia está “de costas” para as correntes marítimas.

Mar e kitesurf na Praia do Forte

Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Andrea G.


A Praia do Forte começou sua participação na história de Florianópolis lá no ano de 1740, quando a construção da Fortaleza São José da Ponta Grossa iniciou e, com ela, as primeiras famílias chegaram à região. O intuito da construção da fortaleza era a proteção do território (até então, território português), mas não foi muito eficiente. Após a invasão espanhola de 1777, Santa Catarina inteira ficou sob comando espanhol, situação que só voltaria ao normal no ano seguinte através do Tratado de Ildefonso.

Fortaleza do Anhatomirim na ilhota do Anhatomirim.

Fortaleza do Anhatomirim Foto: Reprodução/ Acervo CFISC


Além da Fortaleza São José da Ponta Grossa, a praia do forte ainda conta com outra fortaleza em sua paisagem: a Fortaleza do Anhatomirim, construída um ano antes e com o mesmo intuito. Como citamos antes, a vista para os morros de Biguaçu e Governador Celso Ramos é linda por si só, mas nessa mesma vista está a Ilha de Anhatomirim, que abriga essa outra fortaleza portuguesa. A Fortaleza do Anhatomirim foi “adotada” pela UFSC no ano de 1979, que junto com a Marinha do Brasil e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional assumiram a tutela da ilhota e iniciaram revitalizações e visitações ao forte. Nós já falamos da Fortaleza de Anhatomirim em outra publicação! Você encontra ela clicando aqui.


Já Fortaleza de São José da Ponta Grossa, que deu nome à Praia do Forte, foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico do Brasil no ano de 1938. Desde então, a região é considerada sítio arqueológico e é conservada por lei. Se estiver afim de visitar, saiba que a Fortaleza de São José da Ponta Grossa está aberta para visitas e foi revitalizada há menos de um ano!

Fortaleza de São José da Ponta Grossa na Praia do Forte

Fortaleza de São José da Ponta Grossa Foto: Reprodução/ Acervo CFISC


Como destino turístico, a Praia do Forte tem um desenvolvimento considerado bem recente. Por ser uma praia menor e estar em meio às praias mais frequentadas da capital, a Praia do Forte sempre recebeu menos olhos do que as praias vizinhas, e por isso ela é uma baita opção para quem deseja fugir da muvuca de praias como Canasvieiras, Jurerê Internacional e Ingleses…

Mesmo recebendo menos turistas e demanda, a falta de infraestrutura não é obstáculo nenhum quando estamos falando de comida boa. Por mais que não tenha restaurantes enormes nem chefes renomados, é comum comer um peixe fresquinho na Praia do Forte, graças aos pescados que são levados pelos pescadores, na mesma hora em que saem do mar. Isso acontece principalmente porque grande parte da pesca que acontece ali ainda é de sustento, não sendo uma pesca comercial em larga escala (mas é claro que na alta temporada chove tainha!)

Embarcação na Praia do Forte

Foto: Reprodução/ blackpotrestaurant.com.br


A faixa de areia da Praia do Forte é curta porém extensa, e as águas calmas fazem com que o surf não seja uma prática comum nessa praia. O mar do Forte é ideal para stand-up nos dias mais calmos, e as águas mornas e cristalinas fazem a diversão da criançada ficar fácil. Por mais que não tenha tanta infraestrutura quanto as outras praias, a Praia do Forte é um dos destinos mais bonitos e completos de Florianópolis, unindo em pouco espaço uma incrível natureza preservada e um rico pedaço da história do Brasil. E aí, você já conheceu a Praia do Forte? Coloque-a na sua lista de destinos em Floripa!

Mar da Praia do Forte

Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Ana Paula



Fontes:



224 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page