Ao lado de outras praias do norte de Florianópolis, Jurerê Internacional é um dos paraísos mais procurados da ilha da magia. As belezas naturais do norte da ilha são as que mais recebem turistas durante a alta temporada, principalmente nos Ingleses, Canasvieiras, Jurerê, Jurerê internacional… Mas afinal, qual a diferença entre a Jurerê Tradicional e a Internacional?
Foto: Reprodução/ cflimoveis.com.br
Por mais que esteja logo ao lado da Praia dos Ingleses e da Praia de Canasvieiras, a Praia de Jurerê recebe uma visibilidade e uma atenção maior do que as outras duas. Mesmo que Ingleses e Canasvieiras tenham mais infraestrutura e mais serviços, grande parte dos turistas e moradores desses dois bairros praianos se desloca para Jurerê durante a alta temporada, seja para aproveitar a praia, para “dar uma variada” no roteiro ou para fugir um pouco do movimento turístico.
Foto: Reprodução/ palacepraia.com.br
A diferença de Canasvieiras e Ingleses para Jurerê e Jurerê Internacional se dá principalmente na forma de ocupação do território. Enquanto as duas primeiras foram ocupadas por pescadores e suas famílias que ficavam ali o ano todo e recebiam turistas na alta temporada, a parcela territorial que corresponde às duas Jurerê’s não foi tão ocupada, muito menos desenvolvida. Inclusive, antes de ser desenvolvida, a área dos dois bairros era chamada apenas de “Praia do Forte”, por conta da Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Conforme o tempo foi passando, quem visitava Canasvieiras e Ingleses passou a visitar a Praia do Forte também, em busca da praia paradisíaca e das paisagens intocadas e calmas.
Foto: Reprodução/ Acervo CFISC
Quando o local começou a receber atenção, em meados da década de 50, um grupo composto por catarinenses e gaúchos viu um baita potencial de crescimento na região e decidiu comprar tudo aquilo ali. Foi nesse momento que surgiu o nome Jurerê.
Após comprar todo o território, o grupo decidiu fundar uma imobiliária ali na Praia do Forte mesmo, com objetivo comercializar os lotes e terrenos adquiridos. Vale ressaltar que, antes de vender os lotes, o grupo de empresários deixou o planejamento urbano e a repartição do território de Jurerê nas mãos de ninguém mais ninguém menos do que Oscar Niemeyer, que visava garantir facilidade de acesso à praia através das alamedas (e hoje podemos dizer que o plano dele deu muito certo).
Essa imobiliária que comercializava os lotes delimitados por Oscar Niemeyer precisava de um nome, e ele surgiu: Imobiliária Jurerê. Por conta disso, os compradores dos lotes e terrenos que iam até a imobiliária para pagar as parcelas não diziam que estavam indo para a Praia do Forte. Eles diziam aos seus conhecidos que “estavam indo para Jurerê”, e assim se deu o nome do bairro. Mas pode ficar calmo, a Praia do Forte ainda existe! E tu podes conhecer mais ela clicando aqui. Mas vamos continuar falando de Jurerê!
Foto: Reprodução/ revistacasaejardim.globo.com/ CFL Imóveis
Ok, a Jurerê Tradicional já foi explicada… Mas e a Internacional?
A história de Jurerê Internacional foi bastante semelhante à de Jurerê Tradicional, e a distinção entre as duas se dá através de um ponto principal: o tipo de construção. Enquanto Jurerê Tradicional teve seus lotes utilizados para construção de restaurantes, pousadas, comércios e serviços, a parcela mais à oeste do território permanecia com diversos lotes e terrenos à venda. Foi então, na década de 70, que um grupo de empresários gaúchos chamado Habitasul decidiu adquirir toda aquela parcela à oeste de Jurerê. Com poder de decisão sobre a área, a Habitasul definiu que só poderiam ser erguidos casarões, fossem esses residenciais ou de temporada, transformando Jurerê Internacional em uma versão de alto padrão da Jurerê Tradicional.
Visão de satélite de Jurerê Tradicional e Internacional
Nos dias de hoje, pode-se afirmar tranquilamente que Jurerê Tradicional atende uma enorme demanda da Internacional. Graças a uma maior diversidade de comércios, serviços, restaurantes e passeios, Jurerê Tradicional atrai tanto quem fica em Jurerê Internacional quanto quem fica em Canasvieiras e nos Ingleses, e ainda é capaz de abrigar uma enorme quantidade de turistas graças à quantidade de hotelarias e passeios diferentes. E para não deixar de citar os passeios, vamos fazer um checklist rápido de locais que não podem faltar na sua rota de Jurerê!
Passeio dos Namorados
Para os casais, uma baita pedida é o Passeio dos Namorados, um caminho de charme contagiante e visual completo para passar o dia com a sua cara metade. A rota do Passeio dos Namorados termina de frente pra Praia de Jurerê, e seu planejamento foi inspirado pelo projeto Parque de Nara, uma cidade japonesa que possui um passeio semelhante pensado para casais. A obra teve inclusive participação do Consulado Japonês de Curitiba, lado à lado com a Prefeitura de Florianópolis.
Foto: Reprodução/ viagemeturismo.abril.com.br/ Fabricio Brasiliense
Jurerê Open Shopping
Um passeio que também é lindo de se fazer e aproveitar é o Jurerê Open Shopping. Com conceito aberto e de frente para o mar azul do norte da ilha, o Jurerê Open foi o primeiro desse tipo a surgir em Jurerê, e conta com diversas opções gastronômicas com as mais variadas culturas culinárias de Florianópolis.
Foto: Reprodução/ uniquemca.com
Praia do Forte e Fortaleza de São José
Por último mas não menos importante, temos a visita à Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Responsável pelo nome da Praia do Forte, a fortaleza foi construída com objetivo de defender a ilha de Florianópolis de invasões portuguesas, e hoje conta com revitalização recente e um rico turismo histórico de Floripa. Clique aqui e conheça tudo sobre a Fortaleza e a Praia do Forte.
Foto: Reprodução/ viagensecaminhos.com/ Jair Prandi
A alta procura por Jurerê e Jurerê Internacional é, sem dúvida, geracional. O local já é destino há décadas, e está muito longe de saturar. Afinal, já é impossível enjoar das paisagens do norte da ilha, e fica mais difícil ainda quando essa paisagem está acompanhada por praticidade, variedade e diversão. E aí, você já sabia a diferença entre Jurerê Tradicional e Internacional? Conheça nossos imóveis em Jurerê clicando aqui!
Fontes:
Comments