top of page
Buscar

A mais calma da ilha e uma das mais bonitas: conheça a Praia do Sambaqui

Como o próprio nome já nos revela, a Praia do Sambaqui pertenceu aos sambaquianos muito antes do manezinho, e a praia foi palco de descobertas arqueológicas importantíssimas para a história da humanidade. Nos dias de hoje, a pacata praia ao norte de Florianópolis mantém uma tranquilidade que poucas praias da ilha conseguem, e carrega o nome do povo nativo em homenagem às descobertas ali feitas.

Rochedos na Praia do Sambaqui

Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Rodolfo2901

Sambaquis eram os amontoados de conchas enormes, nos quais os povos nativos escondiam artefatos e deixavam as conchas por cima por muito e muito tempo. Hoje em dia, quem conhece o Sambaqui pessoalmente antes de conhecer a história da praia nem imaginaria o passado nativo, já que a arquitetura açoriana se faz muito presente com suas linhas coloridas e casinhas brancas.

Casa com arquitetura açoriana marcante

Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Marly K.

As formações geológicas do Sambaqui são semelhantes à grande maioria das praias de Floripa: os rochedos que delimitam as praias se unem com o verde da vegetação nativa, e invadem o mar de um jeito quase convidativo, que parece chamar o visitante para sentar em alguma pedra e molhar os pés na água gelada enquanto assiste, de longe, a Grande Florianópolis.

Vista do Sambaqui para as pontes

Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ MoRa LAF

A Praia do Sambaqui é vista por muitos como uma continuação da Praia de Santo Antônio de Lisboa, mas quem conhece pessoalmente sabe que a sensação de paz da Praia do Sambaqui é diferente da sensação de Santo Antônio. Os moradores do Sambaqui optaram por privilegiar esse estilo de vida, mais pacífico e pacato, e a praia exala esse sentimento. As ondas quase inexistentes, os barquinhos de pesca, as pontes que ligam o continente à ilha se unem com a cor do céu durante o pôr do sol, e formam um verdadeiro show.

Pôr do sol na Praia do Sambaqui

Foto: Reprodução/ guiaviagensbrasil.com/ Ricardo Júnior

Assim como Santo Antônio de Lisboa, a grande maioria dos estabelecimentos da beira mar do Sambaqui são especializados em frutos do mar, mas pode ter certeza que opções não faltam. Almoçar ou fazer um lanche durante o final de tarde do Sambaqui vai, com certeza, ser uma refeição mais pacífica e bonita de se guardar na memória.


Fontes:


101 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page