top of page
Buscar

A travessia entre a Brava e a Lagoinha: a Trilha do Morro do Rapa

Localizada ao norte de Florianópolis, a Trilha do Morro do Rapa é uma travessia entre a Praia Brava e a Praia da Lagoinha do Norte. Considerada uma trilha de dificuldade leve e “mão dupla”, a Trilha do Morro do Rapa pode ser feita tanto da Brava até a Lagoinha quanto da Lagoinha até a Brava, e sua paisagem é considerada uma das mais lindas dentre todas as trilhas da ilha da magia.

  • Trajeto: 2,8 km;

  • Tempo médio de trajeto: 1hr 30min;

  • Acesso: Mirante da Praia Brava;

  • Tempo médio total de passeio: 4 - 6 horas, depende da tua vontade!

Vista da Praia Brava da Trilha do Morro do Rapa

Foto: Reprodução/ antareslagoinha.com


O início pela Praia Brava é o mais recomendável, graças ao estacionamento disponível logo ao lado e ao fato de que ali é o último ponto de ônibus até a Brava. Além disso, começar pela Lagoinha pode ser mais difícil pela quantidade de subidas, que ali são bem mais íngremes. O começo do trajeto se dá pelo Mirante da Praia Brava, onde é possível ver a placa de entrada da trilha descendo a rua. As paisagens da Trilha do Morro do Rapa escondem, inclusive, um passado colonial de guerra. A região da Brava e da Trilha foi palco da invasão espanhola de 1777, e só voltou ao domínio dos colonizadores portugueses um ano depois.

Placa informativa da Trilha do Morro do Rapa

Placa informativa no trajeto Foto: Reprodução/ pt.wikiloc.com/ Sandro Beltrame


A Trilha do Morro do Rapa é uma das mais fáceis e abertas de Florianópolis, e a revitalização feita há pouco mais de 4 anos garantiu uma sinalização ainda melhor para o percurso. Esse caminho aberto da trilha se dá pelo fato de que diversos atletas de parapente decidem saltar do Morro do Rapa, e para alcançarem o alto do morro com seus parapentes foi necessário abrir bastante o caminho. É possível até mesmo utilizar carros off road, quadriciclos, motos ou bicicletas para o trajeto, mas é claro que caminhar e apreciar a vista é uma opção muito melhor.

Costão rochoso da Trilha do Morro do Rapa

Costão rochoso no trajeto Foto: Reprodução/ pt.wikiloc.com/ Sandro Beltrame


O trilheiro que decide visitar o Morro do Rapa logo se depara com um costão rochoso em meio ao mar. Nas épocas de reprodução das baleias francas, se torna possível ver esses mamíferos gigantes lá de cima, do alto da trilha. E por falar em “lá de cima”, sabia que o ponto mais ao norte de Floripa fica na Trilha do Morro do Rapa? A Ponta do Rapa é o local mais isolado do norte da ilha, e de lá é possível ver tanto a cidade desenvolvida e movimentada de Florianópolis quanto as paisagens paradisíacas e quase desérticas.

Vista da Praia Brava da Trilha do Morro do Rapa

Amanhecer no alto da Trilha Foto: Reprodução/ flickr.com / Papa Pic


Muitas trilhas de Florianópolis escondem seus charmes e histórias em meio às belas paisagens, e a Trilha do Morro do Rapa é mais uma delas. Se você está pensando em visitar o Morro do Rapa, leve bastante água e repelente, pois o sol da ilha e os mosquitos da mata não dão trégua! E aí, já conhecia a Trilha do Rapa?

Vista da Praia Brava da Trilha do Morro do Rapa

Foto: Reprodução/ pt.wikiloc.com/ Sandro Beltrame


Fontes:




514 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Kommentarer


bottom of page