top of page
Buscar

Bairro Pedra Branca ou Cidade Universitária Pedra Branca

Atualizado: 14 de abr. de 2022

INFORMAÇÕES

Região: Continental;

Bairros próximos: Bairro Pagani (2,9 km) | Bairro Passa Vinte (3,2 km) | Bairro Jardim Aquarius (1,9 km);

Praias próximas: Praia do Sonho (31 km) | Enseada do Brito ( 18,9 km) | Praia da Guarda do Embaú ( 38,3 km);

Distâncias: Centro e Rodoviária de Florianópolis (17,3 km) | Aeroporto (31,8 km) | Centro de Palhça ( 5,7 km);


DESCRIÇÃO

O bairro de padrão europeu, assim é conhecida a Pedra Branca ou Cidade Universitária Pedra Branca. Localizada na Palhoça , o local é conhecido como cidade criativa, com o novo urbanismo prega a um novo olhar. Uma cidade misturada, aonde as pessoas possam morar, trabalhar, estudar e se divertir em um mesmo lugar. Somando-se a essa visão e ao movimento americano de certificação de prédios verdes, a Pedra Branca apaixonou-se por esse conceito e entendeu que as cidades têm um grande papel na transformação para um mundo mais sustentável. E desde então não mediu esforços para ser pioneira nessa implantação no Brasil.


CARACTERÍSTICAS

A Pedra Branca tem a características de um bairro-cidade onde seus moradores, pudessem morar, trabalhar estudar e se divertir em um lugar. Norteou a criação do bairro Cidade Pedra Branca. Muitos são os Conceitos que amparam o desenvolvimento da Pedra Branca, mas elegemos, entre eles, os 10 que consideramos mais relevantes:

1 - Prioridade ao Pedestre: um local acolhedor e seguro, feito para as pessoas

2 - Uso Misto: mistura de Moradia e Trabalho - Cidade Completa

3 - Espaços Públicos atraentes e seguros

4 - Diversidade de Moradores: todas as idades, todos os orçamentos e tamanho de famílias - Cidade Complexa

5 - Senso de Comunidade: construir um endereço onde as pessoas se encontrem – Cidade Convívio

6 - Densidade Equilibrada - Cidade Compacta

7 - Harmonia entre a natureza e as amenidades urbanas

8 - Sustentabilidade e alta performance do ambiente construído

9 - Conectividade - Integração por uma teia de rodovias aos demais bairros da cidade

10 - Estilo de Vida: Eu Sou Pedra Branca – Cidade Criativa

Partindo de critérios adotados para a localização de moradias, comércio, serviços, lazer, trabalho e educação, a distâncias confortáveis para serem percorridas à pé ou de bicicleta, um bairro-cidade.

A cidade tem o total de 2300 lotes, em cerca de 250 hectares, aos poucos os lotes unifamiliares, mistos e comerciais foram ganhando vida e o bairro foi se tornando uma realidade. Muitas pessoas vêm desfrutar dos parques, praças e lagos que o bairro oferece e em 2014 já possui 7000 estudantes, 5000 habitantes e 5500 empregos.

Também um ambiente propício para surgimentos de novas empresas. A Pedra Branca contribui para o desenvolvimento econômico da região por meio de geração de empregos e das instalações das novas empresas.


HISTÓRIA

A história da Pedra Branca começa no final da década de 90, quando se planejou a transformação de uma fazenda familiar, com suas belezas naturais, em um bairro diferenciado no município de Palhoça, na Grande Florianópolis.

Desde o seu início o bairro teve como grande âncora a Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, que aqui se instalou, trazendo vida e movimento ao empreendimento. O loteamento foi registrado como um bairro chamado Cidade Universitária Pedra Branca.


539 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Kommentare


bottom of page