top of page
Buscar

Beira Mar de Barreiros- Melhoria na mobilidade de São José

A nova avenida Beira Mar que ligará São José e Florianópolis é pauta de debates desde 2021, e na última sexta-feira (16), após uma reunião com as entidades envolvidas, foi realizada uma vistoria na região onde a obra está prevista para acontecer.

Prefeito de São José caminhando pela área da futura Beira Mar

Foto: Reprodução/Divulgação/Prefeitura de São José

Na semana passada

No dia anterior à vistoria (quinta-feira, 15), a Prefeitura de São José havia se reunido com representantes da PROSUL (empresa responsável pela obra), membros do FONPLATA (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata) e com a UGP (Unidade de Gerenciamento de Projeto) para debater a realização do projeto, que faz parte de um projeto de mobilidade urbana completo da Prefeitura de São José.


A vistoria foi realizada pelo prefeito, Orvino Coelho, ao lado de uma comitiva de secretários municipais e técnicos do FONPLATA, e tinha como objetivo identificar aspectos socioambientais, mapear as áreas de intervenção e analisar os impactos diretos na área, levando em conta as comunidades e residências ali situadas.

Considerada prioridade pela prefeitura, a obra teria impacto não só na mobilidade urbana como na chegada de novas infraestruturas de lazer para a população. Está prevista uma enorme obra, que trará pistas de rolamento, área de lazer, ciclovias, passeios e estacionamentos. O projeto terá 8,3km de extensão, sendo 4,8km em território florianopolitano e 3,5km em território josefense.

Prefeito Orvino Carvalho conversando com comitiva

Foto: Reprodução/Divulgação/Prefeitura de São José

Atualmente, a obra se encontra na fase de obtenção de licenças, e mesmo gerando uma certa apreensão na população em relação às autorizações ambientais, o prefeito de São José exala tranquilidade e a prefeitura de São José reitera que as licenças se encontram em estado avançado.


Essa semana

Após uma reunião feita na terça-feira (20) que contou com a presença de órgãos públicos e ambientais (sendo eles a Secretaria de Infraestrutura do Estado, secretários municipais, a Secretaria de Planejamento, a presidente do IMASC e a superintendente da FMADS), o prefeito Orvino Coelho disse "Estamos confiantes na parceria com o governo estadual e no engajamento dos diversos órgãos envolvidos. Essa iniciativa demonstra o esforço conjunto em atender às necessidades da população”.

Prefeito Orvino Coelho apontando área da Beira Mar de Barreiros

Foto: Reprodução/Divulgação/Prefeitura de São José

A aprovação e as licenças ambientais são um grande obstáculo em muitas das obras planejadas pela prefeitura de Florianópolis (como a ponte da Lagoa da Conceição por exemplo), mas o trabalho conjunto de todos os órgãos públicos de São José lado a lado com ambientalistas tende a acelerar ainda mais a obra da Beira Mar de Barreiros, prevista para ter seu início em 2024.


Segundo a superintendente do FMADS (Fundação do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Gabriela Brasil dos Anjos, a atuação do FONPLATA como banco da operação é de suma importância, dado que o banco sempre prioriza o estudo de impactos ambientais. “Essa parceria garante a contratação de estudos de alta qualidade, que serão essenciais para assegurar a mitigação dos impactos ambientais decorrentes da obra” disse a bióloga.

Orvino Coelho, Gabriela Brasil dos Anjos e outros intendentes do projeto

Foto: Reprodução/Divulgação/Prefeitura de São José

A obra significa uma integração e uma melhoria na mobilidade urbana, não só de São José como da Grande Florianópolis no geral. Unida com o contorno viário e com todos os investimentos em infraestrutura e dinamismo por parte da prefeitura de Florianópolis, a prefeitura de São José agora inicia a fase final de uma obra que é sonho da população há décadas (e sonho do prefeito Orvino desde que ele era vereador), e passa a ter um papel ainda mais relevante na mobilidade urbana e na organização da região metropolitana de Florianópolis.

145 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page