top of page
Buscar

Conheça a história e os destinos da Praia do Santinho

Localizada ao lado do Ingleses do Rio Vermelho e acima da Praia de Moçambique, a Praia do Santinho é uma das mais procuradas pelos surfistas que vão para o norte de Florianópolis. A praia, considerada um dos sítios arqueológicos mais antigos e mais diversos de Florianópolis, abriga diversas histórias místicas em meio à sua rica natureza e conta com diversos passeios ecológicos.

Rochedo no Costão do Santinho

Costão rochoso do Santinho Foto: Reprodução/ passagemcomprada.com.br


Para começarmos a falar da Praia do Santinho, devemos voltar um pouco na linha do tempo e conhecer o antigo nome da praia. Até meados da década de 70, o Santinho ainda era chamado de Praia das Aranhas, graças à enorme quantidade de aranhas que existiam no morro que fica ao lado do Santinho, o Morro das Aranhas.

Ninguém sabe de fato quando o nome mudou para Santinho, mas acredita-se que isso se deu por conta de uma pedra que ali está situada, e que possui uma pintura rupestre que forma a silhueta de um santo. É contado inclusive que diversos pescadores do Santinho realizavam preces e pediam proteção desse santo para as suas embarcações.

Esses tesouros arqueológicos encontrados no Santinho são herança dos Sambaquis, povo que habitou a ilha de Florianópolis há mais de 5 mil anos atrás. Ao longo das trilhas ecológicas no Morro das Aranhas é possível ver pinturas rupestres em todos os caminhos e direções.

Praia do Santinho

Vista aérea da Praia do Santinho Foto: Reprodução/ viajali.com.br


Quando comparada às suas vizinhas, a Praia do Santinho tem pouquíssima infraestrutura. Isso se dá porque a enorme faixa de areia do Santinho, que está isolada entre a Ponta dos Ingleses e a Ponta das Aranhas, foi foco de preservação eco-arqueológica. A única construção que está na paisagem da Praia do Santinho é o Costão do Santinho Resort, e é o resort que é responsável pela manutenção do Museu Eco-Arqueológico ao Ar Livre. Inclusive, tu sabias que a logo do Costão do Santinho Resort é uma pintura rupestre encontrada ali?

Pintura rupestre na Praia do Santinho

Pintura rupestre do Santinho e logo do resort Foto: Reprodução/ viajali.com.br


Além da riqueza arqueológica, a Praia do Santinho é uma das praias mais diversas em formações geológicas. A faixa de areia da praia chega a atingir 120m de extensão na parte mais ao norte do território, e é ali que começam a surgir as Dunas do Santinho, outro lindo passeio da praia e que inclusive possibilita o sandboard para os praticantes. Já o lado sul da praia, que possui o Morro das Aranhas e o Costão do Santinho, é mais procurado por turistas e pelos praticantes de surf, graças ao mar aberto e às lindas paisagens. Independente do seu tipo de passeio, pode ter certeza que o Santinho vai te convidar para fazer todos! E por isso nós vamos te ajudar a escolher. Conheça 3 passeios do Santinho depois da imagem!

Visão de mapa da extensão da Praia do Santinho

Museu Eco-Arqueológico ao Ar Livre

Localizado ao lado do Costão do Santinho Resort, o Museu Eco-Arqueológico ao Ar Livre é um destino turístico administrado pelo próprio resort. O museu pode ser facilmente comparado com uma trilha, já que o seu conceito é justamente a imersão na natureza e o contato com as inscrições rupestres que estão nas pedras do Morro das Aranhas. O Museu Eco-Arqueológico ao Ar Livre é até mesmo pavimentado, e por mais que não tenha guias turísticos, é possível encontrar diversos totens que contam a história dos Sambaquis. Você pode conhecer mais o Museu Eco-Arqueológico através do relato de Juliana Moraes.

Vista do Museu Eco Arqueológico ao Ar Livre

Vista do Museu Eco-Arqueológico ao Ar Livre e esculturas em homenagem aos Sambaquis Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Renan C.

Trilha do Morro das Aranhas

Com início localizado no canto sul do Santinho, bem próximo ao início do Museu Eco-Arqueológico ao ar livre, a Trilha do Morro das Aranhas é outro passeio imersivo na natureza do Santinho. De dificuldade média/alta e duração de no mínimo 1hr e 30min, a Trilha do Morro das Aranhas também passa por diversos totens explicativos e pinturas rupestres, e o seu percurso de mais de 2km acaba na enorme Praia do Moçambique. Diferentemente do Museu ao Ar Livre, que é pavimentado e fácil até mesmo para as crianças, a Trilha do Morro das Aranhas é bastante desnivelada e íngreme, fatores que requerem cuidado por parte dos trilheiros que decidem conhecer. No caminho da trilha é possível conhecer a Oficina Lítica do Morro das Aranhas, um abrigo para diversas pedras que possuem pinturas rupestres e outras pedras que se tornaram perfeitamente polidas graças à atividade do mar. Do alto da trilha é possível ver o Santinho inteiro à esquerda, a Ilha das Aranhas em alto mar e a Praia de Moçambique à direita.

Trilha do Morro das Aranhas

Início da Trilha do Morro das Aranhas e esculturas. Foto: Reprodução/ NSC/ instagram.com/floripahike

Dunas do Santinho

Localizadas ao norte da Praia do Santinho, as dunas são uma baita opção se você busca uma linda paisagem sem muita dificuldade. A caminhada, que é bem curtinha quando comparada à Trilha do Morro das Aranhas e o Museu ao Ar Livre, acaba num enorme lençol arenoso logo ao lado da Praia dos Ingleses. As Dunas do Santinho ocupam um território de mais de 90 hectares, e lá é possível alugar pranchas para se divertir com o sandboard.

Dunas do Santinho

Dunas do Santinho e manguezal à frente Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Leonardo Rafael M.

Dunas e Praia do Santinho

Dunas do Santinho e Praia do Santinho Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Marcelo L.


Sem dúvidas, o Santinho é uma das belezas inexplicáveis do norte da ilha, e a sua riqueza histórica e arqueológica tornam o local em uma opção completa para quem deseja conhecer mais sobre o passado de Florianópolis em meio às belezas naturais da ilha. E aí, você já conhecia os destinos mais famosos do Santinho?

Vista da Praia do Santinho do alto da Trilha do Morro das Aranhas

Vista aérea da Praia do Santinho da Triha do Morro das Aranha Foto: Reprodução/ braziltrails.com



Fontes:





171 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page