top of page
Buscar

Conheça a Trilha da Cachoeira da Solidão

Localizada no extremo sul da ilha, a Praia da Solidão faz jus ao seu nome. Estando em meio à uma costa montanhosa e rodeada por mata atlântica, a Praia da Solidão encanta mesmo sem permitir banhos tranquilos de mar (que pode geralmente fica bem agitado), mas existe um cantinho em que é possível se refrescar sem ter medo das ondas: a Cachoeira da Solidão.

  • Trajeto: 420m;

  • Tempo médio de trajeto: 20 min;

  • Acesso: Rua Inério Joaquim da Silva;

  • Tempo médio total de passeio: 1 - 6 horas, depende da vontade!

Praia da Solidão e placas

Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Vivyane Mota


O acesso para a Trilha da Cachoeira da Solidão é bem simples: basta ir para a Praia da Solidão e se direcionar para a pontezinha do Rio das Papas. Após a pontezinha, já na Rua Inério Joaquim da Silva, o acesso para a trilha estará entre algumas casinhas, mas deixa a gente ilustrar pra ficar mais fácil:

Acesso à Trilha da Cachoeira da Solidão

Considerada uma das trilhas mais fáceis da ilha, a Trilha da Cachoeira da Solidão não apresenta nenhuma dificuldade gritante. É claro que, se o tempo estiver úmido e chuvoso, o caminho pode acabar exigindo mais, mas a lógica geralmente não é essa. A Trilha para a Cachoeira da Solidão é muito mais um caminho do que uma trilha! Com menos de 450m de extensão e desnível que não passa dos 80m, a rota até a Cachoeira da Solidão é bem tranquila, sendo possível fazer com a família toda. Depois de uma caminhada de - em média - 20 minutos, os aventureiros encontram o que procuram: as águas cristalinas da cachoeira.

Trilha da Cachoeira da Solidão

Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Vivyane Mota


Por mais que não seja a queda d’água mais alta, alguns acreditam que a Cachoeira da Solidão tem o poço mais profundo de Florianópolis. Isso acontece porque mesmo com diversos turistas e moradores locais visitando a cachoeira, ninguém nunca conseguiu medir a distância do fundo para o topo da água. A formação natural das rochas, que recebe essa água doce, cristalina e congelante, forma uma pequena piscina que permite pulos e nados para completar a diversão e passar o tempo sem se preocupar com o relógio.

Cachoeira da Solidão

Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Vivyane Mota


Como dito no início, a Praia da Solidão faz jus ao seu nome. Uma das localidades mais calmas da costa leste de Florianópolis, a região não conta com infraestrutura turística desenvolvida nem com variedade de serviços, então saiba que você só vai encontrar o espetáculo natural da mata atlântica com o manguezal! De qualquer forma, é uma baita praia para passar o dia e admirar de pertinho a riqueza do sul da ilha. E aí, tu já conheceu a Cachoeira da Solidão?

Cachoeira da Solidão

Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ @danieljxavier




Fontes:

  • https://tudosobretrilhas.com.br/trilha-da-cachoeira-da-solidao-um-dos-segredos-de-florianopolis/

  • https://guiafloripa.com.br/turismo/trilhas-florianopolis/trilha-cachoeira-da-solidao

  • https://destinoflorianopolis.com.br/cachoeira-da-praia-da-solidao/


159 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


bottom of page