top of page
Buscar

Conheça mais a Praia da Lagoinha do Leste

As trilhas para a Lagoinha já são bastante conhecidas, e caso você não conheça, pode conhecer clicando aqui e conferindo nosso post sobre a Trilha da Lagoinha do Leste. O fato é que, independente da forma escolhida para chegar à Lagoinha do Leste, a recompensa é sempre enorme: a Praia da Lagoinha do Leste, e hoje nós falaremos dela!

Mar da Praia da Lagoinha do Leste

Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Hernesr


Um dos motivos para a Trilha da Lagoinha do Leste ser uma das mais famosas de Florianópolis é a preservação do local. A rota pelo Pântano do Sul, a rota pelo Matadeiro e a rota de barco revelam aos aventureiros o motivo principal que faz essa praia permanecer tão intocada: a dificuldade de acesso. Durante muito tempo, ainda na era colonial do Brasil, a região poderia ter sido explorada, caminhos poderiam ter sido abertos pelos pescadores, os portugueses poderiam ter usado a região para o plantio… Mas nada disso aconteceu. Por algum motivo, a Praia da Lagoinha do Leste não foi ocupada nem pelos nativos, e nem pelos portugueses. Inicialmente, esse “abandono” da Lagoinha do Leste era espontâneo. Já nos dias de hoje, o local é preservado por lei, garantindo ainda mais a beleza natural da região e principalmente, fomentando uma forma de turismo saudável e respeitosa com a natureza de Florianópolis.

Placa na Trilha da Lagoinha do Leste

Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Douglas V.


As maravilhas da Praia da Lagoinha do Leste são muitas. O mar, aberto e extremamente agitado, não é o ideal para banhar, mas isso fica irrelevante quando se pode mergulhar na Lagoinha. A água doce que escorre do alto dos morros e dos lençóis freáticos é tão pura que pode servir de bebida, e em um certo ponto até mesmo o mar recebe essa água doce, que se encontra com as ondas do Atlântico na areia da Praia da Lagoinha.

Lagoinha do Leste

Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Natalie S.


Em algumas épocas do ano, um evento lindo e raro acontece na Praia da Lagoinha do Leste: a chegada dos plânctons bioluminescentes. Esse evento acontece em poucos locais do Brasil, e se existe um motivo para ele acontecer na Lagoinha esse motivo com certeza é a preservação da praia. Os plânctons bioluminescentes são originados nas algas marinhas, e possuem a habilidade de produzir luz própria. Porém, com a ação humana e a iluminação das praias, esse evento aparece cada vez menos. E a escuridão da Lagoinha do Leste é a paz perfeita para esse show da natureza.

plânctons bioluminescentes by Kris Williams

Plânctons bioluminescentes em praia no País de Gales. Foto: Reprodução/ melhoresdestinos.com.br/ Kris Williams

Trilha da Lagoinha do Leste pântano do sul

Rota dos pescadores que virou trilha, pelo Pântano do Sul. Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Ramon Moura


As trilhas para a Lagoinha surgiram graças aos pescadores. A rota mais curta, que parte do Pântano do Sul, não possui a mesma vista panorâmica da rota pelo Matadeiro, mas era a alternativa mais fácil e rápida para os pescadores do bairro residencial. E de qualquer forma, a rota pelo Pântano do Sul também é linda: a imersão na mata nativa encanta todos, e não é à toa que essa rota é a mais utilizada até hoje. Conheça a Trilha da Lagoinha do Leste clicando aqui! E aí, você já conheceu a Praia da Lagoinha pessoalmente?

Praia da Lagoinha do Leste

Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Ramon Moura


Fontes:



38 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page