top of page
Buscar

Conheça os pratos mais saborosos e tradicionais de Florianópolis

Atualizado: 13 de abr. de 2022

Florianópolis, a capital é conhecida pela sua beleza natural, praias lindas, prática de esportes e pelas suas festas. A gastronomia local é típica de cidades à beira da praia, pratos com frutos do mar, como ingredientes básicos o peixe, o camarão, a ostra e os mariscos.

A ilha de Santa Catarina foi colonizada principalmente por açorianos, em 1746. Assim, os pratos típicos da gastronomia de Florianópolis, carregam a herança da cultura portuguesa, com traços indígenas, principalmente nos temperos.


Neste post, vamos apresentar quais são os pratos mais saborosos. Continue a leitura e prepare-se para ficar com água na boca!

1. Tainha frita, recheada ou assada A pesca da tainha é sazonal — e por isto, não está sempre disponível no cardápio dos restaurantes, a época da tainha é entre maio e julho, quando é comprada com facilidade. Pode ser feita de várias formas, como frita, assada ou recheada.

2. Ostra

O lugar para comer ostra é no Ribeirão da Ilha, bairro localizado no sul de Florianópolis. Bairro tradicional em servir outras e existem restantes especializados neste prato, como o " Ostradamos", " Umas e Ostra", " Freguesia Bar" e " Empório do Mar". Floripa é considerado com a capital nacional das ostras, com mais de 3 milhões de dúzias produzidas anualmente.

As ostras de Floripa tem um sabor diferenciado devido ao nível de salinidade a água do mar comparado a outros lugares. Pode se servida de diversas formas, como ao natural, ao bafo, defumada, pastel e até em cachaça e pimenta.

3. Pastel de berbigão

O berbigão é um molusco típico da região litorânea de Santa Catarina. E o pastel com recheio de berbigão é um dos mais procurados de Florianópolis, é geralmente pedido como entrada da refeição principal ou como lanche da tarde com suco de caldo de cana.


4. Caldo de Cana O caldo de cana é a bebida mais escolhida para acompanhar o pastel de berbigão. O doce do caldo é contratado com o salgado do pastel, juntando uma formação perfeita.

5. Pirão de peixe ou pirão d'água O pirão de peixe é o resultado dos ingredientes que são os "manezinhos da ilha" que produzem tradicionalmente a farinha de mandioca e o peixe. Prato preparado com caldo de peixe, temperos a gosto e farinha de mandioca. Encontra-se na maioria dos restaurantes tradicionais de beira de praia, uma comida com sustância.

6. Bolinho e casquinha de siri O siri é um dos pratos típicos mais queridinhos da ilha, o siri é preparado de vários jeitos. Você pode entrar na casquinha de siri desfiada, ensopada ou bolinho. O bolinho de siri acompanhado de uma cervejinha gelada é ótimo para entrada.

7. Filé de peixe ao molho de camarão Um dos pratos que mais fazem sucesso em Florianópolis, esse prato pode ser consumido nos restantes à beira-mar ou na Lagoa da Conceição, com dois ingredientes maravilhosos: filé de peixe-frito e molho vermelho com camarão acompanhada com arroz, feijão, batata frita e uma salada.



202 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page