top of page
Buscar

Conheça a nova tecnologia virtual, O Metaverso

O metaverso é um conceito de universo online 3D que combina diversos ambientes virtuais. Podemos imaginar o metaverso como uma iteração futura da Internet. O metaverso permitirá que os usuários trabalhem, se encontrem, joguem e socializem em ambientes 3D. O metaverso ainda não existe totalmente, mas algumas plataformas possuem elementos semelhantes. Atualmente, são os videogames e jogos que oferecem a experiência mais próxima do conceito de metaverso. Os desenvolvedores expandiram os limites de jogos por meio de eventos e com a criação de complexas economias virtuais.

Embora não seja um pré-requisito, as criptomoedas são uma ótima opção para metaversos. Elas permitem a criação de uma economia digital com diferentes tipos de tokens de utilidade (utility tokens) e colecionáveis virtuais (NFTs). O metaverso também se beneficia do uso de carteiras de criptomoedas, como a Trust Wallet e a MetaMask. Quando olhamos para o futuro, notamos gigantes da tecnologia tentando liderar o caminho. No entanto, os aspectos descentralizados do setor blockchain permitem que representantes e empresas menores também participem do desenvolvimento do metaverso.

Metaverso é um conceito de espaço virtual 3D online que conecta usuários em todos os aspectos de suas vidas. A ideia é conectar várias plataformas, como ocorre com a Internet, contendo diferentes sites acessíveis por meio de um único navegador. O conceito foi desenvolvido no romance de ficção científica Snow Crash, de Neal Stephenson. No entanto, embora a ideia de um metaverso já tenha sido ficção, agora é uma possível realidade no futuro. O metaverso será conduzido por realidade aumentada e cada usuário irá controlar um personagem ou avatar. Por exemplo, você pode fazer uma reunião de realidade mista com um Oculus VR em seu escritório virtual, terminar seu trabalho e relaxar em um jogo de blockchain. Em seguida, você pode gerenciar seu portfólio cripto e suas finanças, tudo dentro do metaverso.

Além do suporte para jogos ou redes sociais, o metaverso combinará economias, identidade digital, governança descentralizada e outras funcionalidades. Atualmente, o processo de criação e recursos de propriedade de itens e moedas valiosos, ajudam a desenvolver um metaverso único e unificado. Todos esses recursos fornecem à blockchain o potencial para alimentar esta tecnologia no futuro.

Como seria um emprego no metaverso? Enquanto muitas pessoas já trabalham em casa, no metaverso, você poderá entrar em um escritório 3D e interagir com os avatares de seus colegas. Seu trabalho também pode estar relacionado ao metaverso e fornecer a você uma renda diretamente utilizável no metaverso. Na verdade, esses tipos de empregos já existem, de uma maneira semelhante.

O Facebook é uma das vozes mais altas para a criação de um metaverso unificado. O projeto de stablecoin do Facebook, Diem, é particularmente interessante para um metaverso com a economia movida por criptomoedas. Mark Zuckerberg mencionou explicitamente seus planos de usar um projeto do metaverso para apoiar o trabalho remoto e oferecer mais oportunidades a populações de países emergentes. A propriedade do Facebook sobre redes sociais, comunicação e plataformas cripto é um bom começo, sendo possível combinar todos esses mundos de forma unificada. Outras grandes empresas de tecnologia, como Microsoft, Apple e Google, também estão considerando o desenvolvimento de um metaverso.

Embora um único metaverso unificado esteja provavelmente distante, já vemos desenvolvimentos nessa direção. Parece ser mais um caso de uso de ficção científica para a tecnologia blockchain e as criptomoedas. Não é possível afirmar se algum dia teremos, de fato, um metaverso. Mas, enquanto isso, já podemos experimentar projetos desse tipo e continuar integrando a tecnologia blockchain em nossas vidas.

54 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page