Bitcoins é basicamente, uma moeda digital.
Nos últimos anos, o termo bitcoin se tornou popular e virou notícia em todo o mundo por diversos motivos: Sua valorização ou desvalorização rápida, histórias de pessoas que ficaram milionárias com bitcoin e os casos de quem perdeu tudo. Mas, afinal, o que é bitcoin? Como funciona essa famosa moeda virtual?
O bitcoin é uma moeda virtual, a primeira criada no mundo, e pode ser usado para a compra de serviços, produtos e quaisquer outros itens em estabelecimentos que aceitem ser pagos com ele.
Uma das grandes diferenças é que o Bitcoin não possui uma moeda ou cédula fisíca, ela é inteiramente digital. O bitcoin é a primeira moeda descentralizada do mundo. Isso significa que além de não ser regulado por governos, bancos ou empresas, é possível comprar, enviar e receber bitcoins sem nenhum intermediário, como bancos ou emissores de cartão de crédito.
O bitcoin é negociado na internet em uma rede própria, o blockchain: um banco de dados onde são registradas todas as transações bitcoin entre os participantes da rede. Os bitcoins de cada usuário são armazenados nas chamadas carteiras digitais, por onde é possível transferir e acessar as moedas. Elas são, basicamente, programas e softwares instalados em computadores e celulares.
O bitcoin, como qualquer outra moeda, sofre variações diárias e segue a lei da oferta e da demanda, ou seja, quanto mais pessoas querendo, mais caro fica e vice-versa. Mas ao contrário de outras moedas, ele apresenta uma oscilação e pode variar em um único dia em até 20%. Isso acontece principalmente por dois motivos, que são: O fato de o Bitcoin ser limitado e a alta demanda na moeda.
O bitcoin é seguro?
Um dos pilares do bitcoin e das criptomoedas é a criptografia: uma camada de segurança online que dificulta bastante qualquer tipo de fraude. Por isso, o bitcoin é considerado seguro. O que pode acontecer e já aconteceu é as carteiras digitais ou corretoras de bitcoin serem roubadas. Em 2019, uma das maiores corretoras de criptomoedas do mundo informou que hackers haviam roubado US$40,7 milhões em bitcoins.
A valorização do bitcoin levou muitas pessoas a buscarem essa criptomoeda como uma forma de investimento. Por isso, existem corretoras e empresas especializadas na oferta de bitcoin.
Vale lembrar, entretanto, que esse é um investimento de alto risco: na mesma proporção que pode enriquecer seus investidores muito rapidamente, também pode fazer com que percam muito dinheiro.
Comments