Batizada como capital do surf catarinense e carregando seu passado indígena no próprio nome, a cidade de Garopaba foi um importante ponto estratégico para as Grandes Navegações que passaram pelo Brasil, e até os dias de hoje atrai visitantes do mundo todo.
Foto: Reprodução/ https://portallitoralsul.com.br / Divulgação
A palavra Garopaba pode ser dividida em “ygara” e “mpaba”, e assim visualizamos mais facilmente o nome que os nativos deram às terras férteis de Garopaba. Ygara significa algo semelhante a uma embarcação/ canoa, e Mpaba seria algo semelhante a paradeiro/ enseada, e assim, o próprio nome já revela o início da história da capital do surf.
Os primeiros registros de Garopaba na história são de 1525, quando o capitão espanhol Dom Rodrigo Acuña decidiu se refugiar de um temporal alí na Baía de Garopaba, dentro do navio expedicionário Galeão San Gabriel. Ali, o capitão espanhol e seus companheiros viram os índios tupi-guaranis e carijós que batizaram a cidade de Ygarampaba. Mesmo com a visita dos espanhóis servindo de “alerta” para a coroa portuguesa, a colonização açoriana só começou efetivamente em 1666, quando os primeiros portugueses vieram para garantir a ocupação territorial e evitar uma disputa contra os espanhóis pelo território.
Praia do Centro, uma das mais procuradas pelos banhistas de Garopaba. Foto: Reprodução/ mystras.co/garopaba-de-sul-a-norte
A fundação da Vila de Garopaba só aconteceu muitos e muitos anos depois, quando muitos portugueses já haviam chegado ao local, no ano de 1877. Mesmo com sua fundação como Vila, Garopaba demorou muito para ser reconhecida como Município, tendo sido anexada à Imbituba e à Palhoça antes de ser legitimada. Foi só em 1961 que a cidade do surf e das baleias francas voltou ao posto de Município.
Praia da Silveira, uma das mais procuradas por surfistas. Foto: Reprodução/ https://www.facebook.com/SilveiraDreamHouse
O passado de Garopaba foi de intensa cooperação para o desenvolvimento da economia catarinense, através do comércio do óleo de baleia, das barbatanas de baleia e de outros pescados no geral. Esses mamíferos gigantes, assim como na cidade de Imbituba, vinham nos tempos de inverno para se reproduzir, e eram um dos alvos favoritos graças ao alto valor. A caça das baleias francas era uma prática comum, mas que foi proibida visando a preservação dos animais (que hoje, se tornaram um dos atrativos turísticos de Garopaba). Nos dias de hoje, a cidade tem sua renda originada principalmente da oferta de serviços, da pesca comercial e do turismo, que trazem um PIB anual de aproximadamente R$ 685 MI.
Cassius Lise no swell da Praia da Silveira Foto: Reprodução/ www.waves.com.br/expedicao/verao-magico-no-sul/
Graças a esse passado rico e aos investimentos governamentais em infraestrutura e turismo, a cidade se tornou um dos principais destinos do litoral catarinense, oferecendo boas ondas, passeios para toda a família, caminhos românticos, trilhas para os mais aventureiros… Assim como Imbituba, a cidade fica cheia de turistas na alta temporada, e para os que desejam conhecer o melhor de Garopaba, trouxemos uma lista de destinos que você tem que visitar!
Trilha da Pedra Branca
A Trilha da Pedra Branca é uma trilha de caminhada de média/alta dificuldade, localizada na Serraria de Garopaba. A trilha conta até mesmo com uma cascata logo no seu início, mas a verdadeira recompensa do percurso é a maravilhosa vista da Praia da Ferrugem e da Praia da Barra, que ficam minúsculas do alto da Pedra Branca. Reza a lenda que existe até mesmo um “portal” no alto da trilha. Clique na imagem para abrir o relato de Jair Prandi sobre a trilha!
Foto: Reprodução/ viagensecaminhos.com/ Jair Prandi
Praia da Barra
Separada da Praia da Ferrugem por um único canal de água, a Praia da Barra é uma boa opção para quem quer evitar o tumulto. Localizada a 9km do Centro de Garopaba, a praia possui bem menos turistas do que as mais cobiçadas de Garopaba, e a presença de rochedos na água permite que os visitantes fiquem de frente para o mar agitado. Cuidado para não ser pego de surpresa por alguma onda mais forte!
Praia da Barra Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Haubert F.
Dunas do Siriú
Se a Praia da Barra é calma, a Praia do Siriú é deserta. Aliás, parece um deserto mesmo! As dunas do Siriú são o destino preferido para quem curte sandboard, graças às enormes formações de areia fina que ficam logo em frente a uma das praias mais calmas de Garopaba (e provavelmente, a mais calma).
Foto: Reprodução/ essaviagem.blogspot..com/ Aline Cândido
Centro Histórico de Garopaba
Saindo um pouco do meio ambiente e entrando na história, o Centro de Garopaba é riquíssimo em cultura e valorização histórica. As casinhas, que mantêm o charme da arquitetura açoriana, se unem com diversos passeios e componentes da paisagem, como a conhecida Paróquia de São Joaquim, um dos locais mais visitados da cidade.
Foto: Reprodução/ www.viagenspossiveis.com.br/ Mauricio Oliveira
Garopaba, além de ser lindíssima naturalmente, possui histórias e lendas que tornam a cidade em um dos locais mais encantadores de Santa Catarina. E aí, já decidiu o que você vai fazer em Garopaba?
Fontes:
Comments