A cidade de São José é, sem dúvidas, o braço direito da capital Florianópolis. Com uma das colonizações mais antigas do estado e uma participação crucial no surgimento de outros municípios, São José hoje em dia possui uma das maiores densidades demográficas de Santa Catarina, e a sua importância histórica e cultural se une com uma enorme relevância econômica para o estado.
Foto: Reprodução/ br.linkedin.com/company/prefeiturasaojose
A história de São José começa lá atrás, em 1750, quando 182 casais açorianos desembarcaram na cidade para iniciar a ocupação das terras motivados pela Coroa, que visava defender o território e evitar invasões através do estabelecimento de uma comunidade. Essa tática foi estimulada em todo o estado, mas não teve muita eficácia. Em 1777, aconteceu a invasão espanhola no território de Santa Catarina, e o estado ficou na mão dos espanhóis até o ano seguinte, 1778. Quando a invasão espanhola aconteceu, diversas pessoas se deslocaram de São José para regiões mais interioranas, e foi nesse momento que São José foi crucial para o surgimento de outros municípios.
Município de São José no século passado. Data e autor desconhecidos. Foto: Reprodução/ climaonline.com.br/
Após a recuperação do território invadido, a Freguesia de São José voltou a existir, mas uma enorme parte da população estava em regiões interioranas devido à invasão. Com isso, a Freguesia de São José abraçava um território correspondente a Garopaba, Paulo Lopes, São Bonifácio, Anitápolis, Águas Mornas, Bom Retiro, Santo Amaro da Imperatriz, Alfredo Wagner, Urubici, Angelina São Pedro de Alcântara e é claro, a Palhoça. Todos esses municípios só tiveram seu início graças aos colonizadores de São José, que se dissiparam pela região e desenvolveram a rede de comércio.
Foto: Reprodução/ quintoandar.com.br
Com o passar dos anos, a cidade de São José recebeu mais e mais colonizadores, sendo inclusive o local de desembarque do primeiro núcleo da colonização alemã em Santa Catarina, no ano de 1829. O crescimento populacional consideravelmente rápido e o desenvolvimento inicial de uma economia de extração e transporte tornaram a cidade importante para a economia de Santa Catarina já no século 17, importância que hoje se manifesta através do elevado potencial de consumo e na variedade de serviços.
Sendo o segundo município mais populoso da Grande Florianópolis, o PIB de São José teve crescimento constante nos últimos 12 anos, superando os R$ 11,5 BI no ano de 2020 e crescendo até então. As principais atividades responsáveis por esse crescimento constante de São José foram a agropecuária, a indústria e serviços relacionados à administração pública. Além da sua participação bruta de mais de 11 bilhões, a participação sutil de São José na economia dos outros municípios é enorme.
Por ser uma cidade com mais infraestrutura do que as outras cidades continentais, São José acaba sendo o lar de diversas pessoas que trabalham em outros municípios da Grande Florianópolis, fazendo com que a participação de São José se manifeste principalmente através do consumo e produção. E por falar em produção, sabias que São José tem o quarto maior PIB per capita da região? A produção individual da cidade é de R$ 46 mil, ficando atrás somente de Antônio Carlos, Imbituba e Rancho Queimado.
Município de São José do alto da Trilha da Pedra Branca Foto: Reprodução/ climaonline.com.br/
Agora que você já sabe quase tudo sobre São José, podemos falar do que está faltando: os destinos e passeios da cidade. Por mais que muitos foquem em Florianópolis, São José também tem seus destinos e atrativos, que por sinal também priorizam a natureza e a história nativa. Confira 3 passeios a se fazer em São José!
Parque Ambiental dos Sabiás
O Parque Ambiental dos Sabiás é uma baita forma de conhecer mais a natureza nativa da Grande Florianópolis. O local, administrado pelo município de São José, é palco de diversas excursões estudantis, que vão até o Parque dos Sabiás para aprender sobre manejo, plantio, flora e fauna da Mata Atlântica. É uma opção completa para família toda ou para quem apenas deseja conhecer mais a natureza do nosso estado.
Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Maicon Kenji
Trilha da Pedra Branca
A Trilha da Pedra Branca é uma baita opção para quem gosta de adentrar a natureza de forma mais imersiva. Localizada na fronteira entre São José e Palhoça, a Pedra Branca é uma formação rochosa enorme que inclusive serve como ponto de referência para aviadores e viajantes. Do topo da trilha é possível ver a ilha de Florianópolis de ponta a ponta, e é possível ver tudo lá de cima, até mesmo Santo Amaro da Imperatriz. Essa vista panorâmica é um dos principais atrativos da trilha, e de acordo com os próprios trilheiros, a dificuldade média/alta da trilha é muito bem recompensada graças a esse visual enorme e deslumbrante.
Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Christian A.
Casa da Cultura Nésia Melo da Silveira
Construída em 1999 e carregando o nome da primeira ceramista registrada em Santa Catarina, a Casa de Cultura Municipal Nésia Melo da Silveira está localizada no Centro Histórico de São José. Com objetivo de promover a produção artística e cultural do município, o local conta com diversas obras, exposições e apresentações que retomam ao folclore e às crenças da cidade, e a escolha do seu nome não é em vão: a ceramista Nésia foi uma importante ativista para a arte josefense.
Foto: Reprodução/ correiosc.com.br
Seja no passado ou na economia, São José sempre estabeleceu muito bem a sua importância, e não é atoa que hoje o município é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da Grande Florianópolis e região interiorana. E aí, você já sabia do passado e da importância de São José? Conhece algum passeio legal para se fazer na cidade? Comenta aqui embaixo!
Fontes:
http://blog.grupolumis.com.br/conheca-um-pouco-mais-da-historia-de-sao-jose/
https://www.cidadepedrabranca.com.br/blog/tudo-sobre-a-trilha-da-pedra-branca/
https://saojose.sc.gov.br/casa-da-cultura-nesia-melo-da-silveira/
https://novamata.org/iniciativa/parque-ambiental-dos-sabias/
Comments