top of page
Buscar

Um abrigo e um berço biológico: a Trilha das Dunas da Lagoa

A Trilha das Dunas do Parque Municipal da Lagoa da Conceição é bastante procurada durante a alta temporada, e isso não é segredo pra ninguém. A quantidade de dunas que temos em Florianópolis é um dos atrativos geográficos da ilha. Com sedimentação milenar e extrema importância para a vida marinha, as dunas do Parque Municipal das Dunas da Lagoa da Conceição são abrigo e até mesmo berço para muitas espécies marinhas, graças à quantidade de restinga e pelo ecossistema intocável que o local prioriza. Conservadas por lei desde 1988, as dunas da Lagoa da Conceição parecem muito maiores quando você as vê de cima. Vem com a gente conferir!

Dunas do Parque Municipal da Lagoa da Conceição

Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Cleyton Sales

A Trilha do Parque das Dunas não possui uma rota única e concreta. Na verdade, depois de entrar, você é bem livre para fazer o caminho que preferir. Mas saiba que todos são cansativos! Por se tratar de subidas limitadas por restingas, o caminho é um pouco exigente, por isso leve bastante água e um calçado adequado (lembre-se que as dunas no sol ficam muito quentes). Mesmo com obstáculos, os aventureiros que decidem ir pro deserto manezinho sempre dizem que vale a pena. A linda paisagem que é vista lá do topo das dunas, composta pelo mar agitado da Joaquina e a calmaria da restinga logo à sua frente, se torna encantadora nos dias ensolarados e finais de tarde. Mas cuidado pra não voltar tarde demais!

Restinga vista das dunas

Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Bruna Carvalho

Pôr do sol visto das dunas

Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Warlem C.

Como dito anteriormente, o início do trajeto pode ser variado, mas existem dois principais dentre esses possíveis inícios: o primeiro pela Servidão Beco dos Surfistas, e o segundo pela Servidão da Lua.

Pelo Beco dos Surfistas, a trilha fica reduzida porém com mais subidas, e o acesso se dá por um caminho de areia logo atrás do campo de futebol. Já na Servidão da Lua, número 440, o caminho fica maior porém mais plano. Ambos os inícios desembocam na Praia da Joaquina, e saiba que, por mais que o início seja de areia grossa, a formação da restinga logo afina o solo arenoso para dar espaço à terra. Essas mudanças na espessura da areia são extremamente exploradas pelos sandboarders, que fazem a festa nos paredões mais íngremes e mais finos, como a foto de César Stockmann voando à la snowboard.

César Stockmann voando no sandboard

Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ César Stockmann

Ao final da trilha, na Praia da Joaquina, já é possível desfrutar de alguns serviços. A lindíssima praia, marcada principalmente pelo surf e pelo beach tennis, possui diversos serviços ali mesmo e um maravilhoso pôr do sol para se ver de cima do rochedo. E aí, já conheceu o Parque Municipal das Dunas?

Rotas da Trilha das Dunas

Fontes:


86 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page