top of page
Buscar

Um refúgio que poucos manezinhos conhecem: a trilha do Gravatá

A subestimada Trilha do Gravatá é uma das opções de passeio mais lindas do leste de Florianópolis. A calma - e quase desértica - pequena rota em meio ao costão da Praia da Joaquina e Praia Mole torna possível presenciar de pertinho saltos de parapente ou até mesmo slackliners caminhando por cima dos pequenos cânions, e é considerada pelos praticantes uma trilha de bastante facilidade.

  • Trajeto: 1,4km;

  • Tempo médio de trajeto: 30 minutos;

  • Acesso: Estrada Geral da Barra da Lagoa (trilha da Parapente Sul) ou de carro pelo canto da Lagoa da Conceição e seguindo a pé até a trilha;

  • Tempo médio total de passeio: 2-4 horas.

Cabanas de pescadores no Gravatá

Foto: Reprodução/ viagensecaminhos.com/ Jair Prandi

A Joaquina e a Mole são lindíssimas praias já consolidadas como destinos tradicionais de Florianópolis. Com beleza que combina perfeitamente a paisagem rochosa e verdejante com as águas azuis (essas, por sinal, nada quentes devido às correntes marítimas), a praia da Joaquina atrai turistas e locais de todos os tipos, principalmente os que apreciam o surf e o beach tennis. A Mole, seguindo a mesma passada, atrai os praticantes do surf e do kitesurf, e conta com águas perigosíssimas (por isso, os esportes são radicais!). Em meio à essa atividade toda, a Trilha e a Praia do Gravatá surgem, carregando o nome da plantinha espinhosa que se faz presente em toda região.

Vista panorâmica do mar do Gravatá

Foto: Reprodução/ instagram.com/trilhasemsc

Comparando com a Joaquina e a Mole, a Trilha do Gravatá é a opção mais tranquila da região. Quer dizer... Na verdade, não é 100% tranquila... Em um certo ponto, logo no início da trilha, você pode ver de pertinho os saltos de parapente ou, se você curte o esporte, pode até mesmo saltar de lá. Independente da prática (ou não) do esporte, a vista da Trilha do Gravatá é garantida (e linda) pra todos, graças ao maravilhoso show de cores que o pôr do sol provoca quando o dia está limpo. As ondas caóticas que são um prato cheio para os surfistas da Joaquina e da Mole ficam bem pequenas quando vistas lá de cima, e se tornam calmantes, mas podem ficar agressivas novamente no costão rochoso.

Poucas pessoas no mardo Gravatá

Foto: Reprodução/ instagram.com/ trilhasemsc

A Praia do Gravatá em si é bem pequenininha. Sua extensão não passa dos 75 metros, e a falta de fama (e tamanho) fez com que apenas duas cabaninhas de pescador surgissem na prainha. As águas são limpas e claras na mesma proporcão em que são geladas, e logo ao lado da prainha é possível subir no Costão do Gravatá para ter uma vista panorâmica da Joaquina e da Mole. O Costão do Gravatá é destino de diversos praticantes do slackline, que se sentem atraídos pelos valões rochosos e com vegetação rasteira. Haja coragem, viu! Imagina se bate um vento leste. Fazendo um desvio em uma das bifurcações da trilha, ainda é possível ir para a Pedra do Urubu, onde os praticantes de rapel descem as enormes paredes rochosas de mais de 10 metros.

Vista aérea da faixa de areia de 75 metros

Foto: Reprodução/ youtube.com/@GustavoTestaCorrea

Para os fãs da manhã e da biologia, ir para o Gravatá durante as primeiras horas de sol pode render o avistamento de lontras. No passado, esses bichinhos tão fofos foram muito caçados ali, mas ainda restam alguns. O fato de só podermos acessar o Gravatá pela trilha ou pelo oceano fez com que o lugar permanecesse praticamente intacto e deserto. O destino é uma baita opção para os praticantes dos esportes radiciais que falamos ou para quem simplesmente quer ver o dia passar da melhor forma possível. Evite se espetar nos gravatás espinhentos e evite ir após dias chuvosos!



Fontes:

  • https://www.viagensecaminhos.com/2019/12/trilha-do-gravata-florianopolis.html

  • https://guiafloripa.com.br/turismo/trilhas-florianopolis/trilha-praia-do-gravata

  • https://localtour.com.br/praia-do-gravata/

  • https://trilhasemsc.com.br/florianopolis/trilhas/passeio/trilha-do-gravata

  • https://www.latitudeinfinita.com/2020/11/trilha-do-gravata/

95 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


bottom of page