Localizada no Córrego Grande, a cachoeira da Trilha do Poção está colocada como a queda d’água mais conhecida de Florianópolis, e o caminho até ela encanta a todos que decidem conhecer. Com um espaço apertadinho, a “piscina” gerada pela cachoeira comporta no máximo 12 pessoas, mas as águas geladas e cristalinas atraem cada vez mais grupos de locais e turistas para conhecer esse refúgio localizado em um dos bairros que mais se expande.
Trajeto: 700m;
Tempo médio de trajeto: 25 minutos;
Acesso: Rua Sebastião Laurentino da Silva;
Tempo médio total de passeio: 1 - 6 horas, depende da vontade!
Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Raphael Sights
Por mais que seja na Ilha da Magia, o nome Poção não tem nada a ver com poções mágicas. A cachoeira do Poção gerou um poço enorme mesmo, e essa “piscina” da qual falamos pode chegar a até 3 metros de profundidade em algumas partes, aumentando ainda mais em tempos chuvosos. A queda d’água possui 5 metros de altura, mas os paredões do Poção chegam a até 10 metros (notícia boa para os radicais que decidem pular), e essa altura se une com a profundidade para fazer que os corajosos caiam, no mínimo, 12 metros para baixo. É um baita pulo! Cuidado com as pedras ao fundo da água.
Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Fernando Roberto
O acesso ao Poção é tão fácil que nem parece trilha. A presença de um caminho amplo com poucos obstáculos facilita muito, mas cuidado com pedras soltas e escorregadias. O início do trajeto fica logo após o ponto final do ônibus Córrego Grande, na subida da rua Sebastião Laurentino da Silva, onde um caminho para o Poção surge à direita. Numa trilha aberta, é possível conhecer de pertinho a mata atlântica do Córrego Grande e ainda visualizar uma estação de captação de água da CASAN, um pouco mais acima do destino (e com acesso restrito). A trilha acaba no Poção mesmo, então nem tente continuar a rota ou inventar novas, até porque você pode se perder em meio à mata ou acabar dando de cara em teias de aranha (animais que habitam o local mas não ameaçam os humanos, fique tranquilo e não mate a vida nativa).
Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Marghk
Por estar dentro da APP do Maciço da Costeira, a trilha e a cachoeira do Poção Grande são o lar de muitas espécies da vida ambiental de Florianópolis, uma vida que acaba sendo brutalmente ignorada nas trilhas mais conhecidas e visitadas, que sofrem com descaso no descarte de lixo e objetos.
Além do Poção Grande, outras trilhas preservam o ecossistema e são baita opções para os dias mais quentes, como a Trilha da Cachoeira da Gurita. Para quem deseja dias refrescantes e sem pegar o caos das praias, essas duas opções na região Central da ilha são perfeitas! Conheça a Gurita clicando aqui.
Fontes:
Komentarze