top of page
Buscar

Uma das principais de Imbituba: conheça as riquezas da Praia de Ibiraquera

Localizada em uma das cidades mais importantes para o turismo catarinense, a Praia de Ibiraquera é uma das mais lindas e frequentadas do município de Imbituba. Junto com a Praia do Rosa e com a Praia do Luz, a praia é uma das maiores responsáveis pelo êxito da alta temporada de Imbituba, e a sua extensão guarda atividades para a família toda.

Barra de Ibiraquera e Ilha do Batuta

Foto: Reprodução/ Governo de Imbituba


Nós já trouxemos a história e os destinos de Imbituba em outro post, que você encontrará clicando aqui, mas hoje vamos falar especificamente de um desses destinos: a Praia de Ibiraquera.

Muito frequentada por esportistas, Ibiraquera é uma das mais ricas formações geológicas do estado. Com um mar de águas geladas e a Ilha do Batuta logo à frente, os praticantes do kitesurf e do windsurf fazem um ótimo proveito das ondas e da paisagem de Ibiraquera, ondas estas que ganham tranquilidade e altura graças à interferência da Ilha do Batuta nas correntes marítimas. Além do esporte no mar, é possível remar pelas águas calmas da Lagoa de Ibiraquera de stand-up paddle, um passeio fácil e divertido para adultos e crianças.

Stand Up na Barra de Ibiraquera

Foto: Reprodução/ vivaibira.com.br


As raridades de Ibiraquera não são só no mar: tu sabias que a Lagoa de Ibiraquera também é de extrema importância para a vida marinha da região? Em diversas fotos, é possível ver a Lagoa de Ibiraquera conectada ao mar, através de um canal bem grande. E o mais curioso é que em outras centenas de fotos, as duas não estão conectadas! Mas pode ficar tranquilo, isso é normal e inclusive, é um movimento administrado por órgãos ambientais.

Praia de Ibiraquera e Lagoa de Ibiraquera

Foto: Reprodução/ viagensecaminhos.com/ Jair Prandi


O enchimento da Lagoa de Ibiraquera era algo espontâneo no passado, já que em certas épocas do ano o mar avançava mais do que o normal e assim, deixava mais e mais água para a lagoa. A questão é que, com turismo e com a atividade humana começando a aparecer, a preservação da faixa de areia começou a ser foco, e esse enchimento da lagoa começou a ser parcialmente impedido pelos humanos, que além da faixa de areia, visavam evitar o enchimento da lagoa para não danificar as casas construídas nas proximidades.

Mas essa manutenção dos locais não durou muito tempo! Logo os órgãos ambientais começaram a olhar a região, e definiram que a conexão entre a lagoa e o mar era essencial para a vida dos peixes da região e inclusive para o abrigo de camarões, um dos principais produtos de Imbituba. Atualmente, o Canal da Barra de Ibiraquera é aberto duas vezes ao ano, seja para elevar os níveis de água ou para reduzir. A administração ambiental e a ocupação responsável foram essenciais para o mantimento da paisagem de Ibiraquera!

Abertura do Canal de Ibiraquera

Foto: Reprodução/ www.youtube.com/@barradeibiraqueraoficial6247


A Praia de Ibiraquera, além de esportistas e órgãos ambientais, recebe bastante atenção de famílias cheias! Por ser uma praia com infraestrutura, com águas tranquilas e até mesmo com uma lagoa tranquila e rasa, diversos casais optam por levar a criançada para Ibiraquera. E tem diversão pra família toda mesmo, desde stand-up paddle para os mais velhos até aulinhas de surf para a criançada. Além de opções para todas as idades, existe um passeio de Ibiraquera que une todas as faixas etárias: o Caminho do Rei.

Vista da Ilha do Batuta na Trilha do Caminho do Rei

Foto: Reprodução/ google.com/ Yanina Calvette

Trilha do Caminho do Rei

A Trilha do Caminho do Rei começa logo ao lado da Praia de Ibiraquera, na conhecida Praia do Luz. A trilha recebeu esse nome devido à histórica passagem do rei Dom João VI naquela rota, lá no século 19. Alguns arriscam dizer que até hoje existem tesouros escondidos pelo caminho, mas jamais saberemos a verdade! A única coisa que sabemos é que a vista do Caminho do Rei é maravilhosa. Do alto da trilha é possível ver toda Praia do Luz, toda a Ilha do Batuta e toda a Barra de Ibiraquera. O Caminho do Rei é de dificuldade fácil, mas fique esperto e leve bastante repelente! A caminhada dura em média duas horas, e você com certeza não quer sofrer com os mosquitos! Confira tudo sobre o Caminho do Rei através do trabalho da Ao Sul Natural, é só clicar na imagem!

Trilha do Caminho do Rei

Foto: Reprodução/ google.com/ Roni Schlickmann


Como dito anteriormente, a Praia de Ibiraquera é o terceiro pilar das praias principais de Imbituba, ao lado da Praia do Rosa e da Praia do Luz, e definitivamente é um destino completo pra família toda! E aí, tu já sabias tudo isso sobre Ibiraquera?




Fontes:


389 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page