top of page
Buscar

Entenda como funciona a venda de um imóvel financiado

O financiamento é uma ferramenta muito útil na hora de comprar um imóvel, seja para começar um novo lar ou para começar um investimento. Por mais que todos saibam sobre o financiamento, é expressivo o número de pessoas com dúvidas acerca dessa prática, dúvidas principalmente relacionadas à venda do imóvel. Saiba que, se o contrato de financiamento já foi finalizado, o imóvel vai ser vendido normalmente! Mas, se o saldo devedor ainda não tiver sido 100% pago, existem meios legais para vender o imóvel financiado, e é isso que nós explicaremos!

Casal visitando imóvel

Para entender melhor as exigências da venda um imóvel financiado, entenda que enquanto o imóvel não tiver todo seu saldo devedor abatido, ele é uma garantia ao banco de que você pagará pelo financiamento (e se não pagar, o imóvel é deles). Essa outra expressão também é extremamente importante: saldo devedor. É ele quem define como se dará a negociação. O saldo devedor é a parte do empréstimo realizado pelo banco que ainda não foi paga, e quando o comprador deseja um imóvel financiado ele assume esse saldo devedor. Existem três formas principais de vender um imóvel financiado:

financiamento imobiliário

Pagamento à vista ou parcelado

O pagamento à vista ou parcelado consiste na quitação do saldo devedor, seja parcelando a dívida ou pagando ela à vista. Quando o comprador opta por esse caminho, é necessário que você peça ao banco para emitir um boleto do saldo devedor. Após a emissão do boleto, você deverá pagar e quitar a dívida toda. Esse pagamento pode ser feito com o valor já disponibilizado pelo comprador. Após o pagamento, o banco emitirá uma declaração afirmando o pagamento da dívida, e essa declaração deve ser levada ao Cartório de Registro de Imóveis. No cartório, essa declaração deve ser utilizada para retirar a alienação fiduciária da matrícula do imóvel, e dessa forma o apartamento se tornará oficialmente seu permitindo a venda. Depois disso, basta só fazer a escritura pública (assinada por você e pelo comprador) para registrar o imóvel no nome do comprador sob registro no Cartório de Imóveis.

Financiando com o mesmo banco:

É dessa forma que se torna possível ‘refazer’ o financiamento apenas incluindo o comprador no contrato. Quando o comprador deseja fazer um financiamento na mesma instituição financeira em que você financiou o imóvel, um contrato envolvendo os 3 lados da negociação será feito, e através desse contrato será estabelecido o novo saldo devedor e reestabelecido o proprietário pós quitação do imóvel. Dessa forma, o novo financiamento quitará o saldo devedor deixado por você, e o banco estabelecerá que após a quitação do saldo devedor quem receberá o imóvel é o comprador. Para finalizar, você deverá ir no Cartório de Registro de Imóveis e registrar o novo contrato de financiamento.

Financiando com outro banco:

Quando o comprador deseja financiar com outra instituição financeira, é necessário fazer um contrato de compra envolvendo os 3 lados: você, o comprador e a instituição. Nesse novo contrato, o banco escolhido para o 2º financiamento irá pagar o saldo devedor do 1º financiamento, e dessa forma o comprador pagará parcelas do novo financiamento para o novo banco escolhido. Para finalizar, você deverá ir no Cartório de Registro de Imóveis e registrar o novo contrato de financiamento.

financiamento imobiliário

O financiamento de um imóvel facilita muito na hora de buscar um novo lar, facilidade causada não só pelo maior prazo que ele dá ao pagamento mas também pela redução que o saldo devedor pode sofrer com a amortização. E mesmo que pareça um pouco confuso e burocrático, o financiamento acaba sendo uma das ferramentas mais solicitadas para a compra imobiliária, principalmente quando há esclarecimento de todas as partes da negociação. E aí, ficou com alguma dúvida em relação ao financiamento? Confere nossos outros posts sobre o assunto!

financiamento

Fontes:

  • https://conteudos.quintoandar.com.br/como-vender-apartamento-financiado/

  • https://vilabr.com.br/vender-imovel-financiado/#:~:text=Sim%2C%20mesmo%20que%20a%20compra,financiamento%20ainda%20n%C3%A3o%20foi%20quitado.

  • https://imobiliarianovolar.net/blog/vender-imovel-financiado/

  • https://www.groupsoftware.com.br/blog/venda-de-imovel-financiado/





87 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page