top of page
Buscar

Cacupé: as praias atrás do morro e de frente para a Beira Mar

Atualizado: 2 de ago. de 2023

O Cacupé é um bairro ao Norte de Florianópolis que é conhecido desde o início do turismo na ilha. Na verdade, é conhecido desde o início da ilha mesmo. Com origem do tupi-guarani, a palavra Cacupé significa "o verde atrás do morro", e nos revela que a beleza do bairro já era apreciada muito antes dos portugueses chegarem aqui. Hoje, o bairro é um dos destinos mais certos do crescimento imobiliário responsável, e esta dividido em Cacupé Grande e Cacupé Pequeno.

Miraggio Cacupé

Foto: Reprodução/ Divulgação/ Piemonte Prime

Formado por uma baía de águas tranquilas que lembram até mesmo uma lagoa quando o vento não aparece, o Cacupé possui 5 praias ao longo de sua extensão, protegidas por pontais de pedras que invadem o mar e uma faixa de areia mais espessa do que das demais praias de Florianópolis. Enquanto o Cacupé Grande é formado por uma única faixa de areia enorme, o Cacupé Pequeno é fragmentado em 4 faixas de areia. No Cacupé Pequeno, as 4 faixas de areia formam 4 praias: a Praia do Vivino, Praia das Irmãs, Praia do Zé da Benta e Praia do Teodoro, praias que eram destino comum para os alfandegários e pescadores de Santo Antônio de Lisboa (bairro vizinho do Cacupé, repleto de opções gastronômicas e com muitas festividades). Antigamente, as terras férteis do Cacupé foram palco até mesmo para a produção de farinha, milho e feijão, passado que não conseguimos nem imaginar ao ver a vegetação perfeita da região.

Hotel Sesc Cacupé

Foto: Reprodução/ Divulgação/ Hotel Sesc Cacupé

Mesmo dividindo o mar com a Beira Mar Norte, o Cacupé mantém sua balneabilidade historicamente graças às correntes de água que por ali passam, renovando constantemente o mar do Cacupé. Esse fator nos permite uma das melhores vistas dos prédios de Florianópolis, unido com o mar calmo e o verde do morro. Se você deseja beleza e calmaria em Florianópolis, precisa conhecer o bairro! A localização dispõe de fácil acesso aos locais mais importantes da ilha, e o crescimento do bairro faz com que cada vez mais opções comerciais, gastronômicas e turísticas surjam no Cacupé.

Praia do Cacupé Grande

Foto: Reprodução

No início dos anos 2000, a população do Cacupé beirava os mil habitantes (863), número que surpreendentemente caiu para 601 habitantes em 2011. Esse êxodo populacional fez com que as incorporadoras e construtoras vissem o bairro de forma oposta, visualizando o Cacupé como um ótimo destino para o mercado imobiliário. A paisagem, a localização, a calmaria e a praticidade de deslocamento são alguns dos atrativos do Cacupé, que ganha cada vez mais atrativos com empreendimentos completos. Para quem deseja apenas conhecer o bairro, recomendamos que a hospedagem seja realizada no Hotel Sesc Cacupé. E se você deseja investir ou morar no bairro, conheça nossas opções de lançamento e imóveis prontos pelo site!


Lançamentos no Cacupé


Fontes:

  • https://www.nsctotal.com.br/noticias/bairro-cacupe-atrai-turistas-e-moradores-que-buscam-calmaria-em-florianopolis

  • https://ndmais.com.br/indicadores/populacao-deixa-regioes-tradicionais-de-florianopolis/

  • https://www.neliocorretor.com.br/bairro/cacupe-id-1053

  • nsctotal.com.br/noticias/valorizacao-imobiliaria-em-florianopolis-e-atrativo-para-quem-quer-investir

  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_distritos_e_bairros_de_Florian%C3%B3polis


127 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

留言


bottom of page