top of page
Buscar

Trilha do Ratones à Costa da Lagoa: a rota de pescadores que se tornou destino e passeio

A Lagoa da Conceição é um dos patrimônios biológicos mais queridos do manezinho, e não é à toa que praticamente todos os turistas que visitam Florianópolis acabam indo conhecer as belezas da lagoa pessoalmente. A Trilha do Ratones à Costa da Lagoa é mais uma dessas opções! Com seu início no bairro Ratones e seu fim na Lagoa da Conceição, a Trilha do Ratones à Costa é uma das mais belas da região, e a procura por essa trilha acontece não só pelas belezas naturais do trajeto como também pela facilidade que ela apresenta.

  • Trajeto: 1,8 km;

  • Tempo médio de trajeto: 50 min;

  • Acesso: Estrada Bento Manoel Ferreira;

  • Tempo médio total de passeio: 2 - 4 horas, depende da vontade!

Placa de início da Trilha do Ratones à Costa da Lagoa

Entrada e início da trilha na E. Bento Manoel Ferreira Foto: Reprodução/ pt.wikiloc.com


Se estiver de carro, saiba que é possível deixar estacionado bem no início da trilha, próximo à placa de entrada. Mas se você tiver que ir de ônibus, saiba que basta pegar um circular Ratones no TISAN e descer na última parada da Estrada Bento Manoel Ferreira.

A Trilha do Ratones à Costa da Lagoa é pouco íngreme e não tem praticamente nenhum obstáculo. A mata do caminho, que inicialmente é semiaberta e vai se fechando à medida em que o trilheiro avança, é muito rica e inclusive muito frutífera. A presença das pitangueiras no caminho, uma fruta típica do nosso Brasil, faz com que ninguém resista e acabe comendo três ou quatro delas.

Trecho da Trilha do Ratones à Costa da Lagoa com mata fechada

Pedaço da trilha com mata extremamente fechada Foto: Reprodução/ tripadvisor.com/ Kate B.


É uma das trilhas mais sinalizadas de Florianópolis, e é praticamente impossível se perder lá dentro graças à quantidade de placas e guias que você encontra no caminho. O grande cuidado que deve-se tomar na Trilha do Ratones à Costa da Lagoa está relacionado à umidade. Por se tratar de uma porção de Mata Atlântica, o caminho conserva muita umidade, que pode ser perigosa quando as pedras se tornam escorregadias e o caminho um pouco lamacento.

Vista do alto da Trilha do Ratones à Costa da Lagoa

Vista da Lagoa da Conceição do alto da trilha Foto: Reprodução/ destinoalgum.com.br


Inicialmente, a trilha é mais aberta e possui mais subidas, porém ao longo do trajeto ela se torna mais fechada e mais plana. Essa mata fechada e esse chão plano começam a sumir assim que o trilheiro se aproxima do final do trajeto, onde a Lagoa da Conceição finalmente começa a dar as caras e a vegetação se torna bem mais aberta.

Vista panorâmica do final da Trilha do Ratones à Costa da Lagoa

Mata mais aberta e vista da Lagoa da Conceição Foto: Reprodução/ destinoalgum.com.br


O caminho do Ratones à Costa da Lagoa era originalmente utilizado por pescadores, que perceberam a facilidade do trajeto e iam comercializar seus pescados para a região de trás da Lagoa da Conceição. Nos dias de hoje, o caminho é uma baita opção para famílias e grupos de amigos que querem apreciar a natureza em uma trilha fácil e extremamente linda. E aí, você já conheceu o caminho do Ratones à Costa da Lagoa pessoalmente? Coloque na sua lista!

Trecho pavimentado da Trilha do Ratones à Costa da Lagoa

Trecho do caminho próximo à água Foto: Reprodução/ mochileiros.com



Fontes:



383 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page